sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prêmio de Informação Solidária 2010

Informação Solidária:
Website Vislumbres Ganha Prêmio

O website www.vislumbresdaoutramargem.com - cujos editores são teosofistas ligados à Loja Unida - foi o vencedor do II Prêmio de Informação Solidária, referente a 2010.

O prêmio foi instituído em 2009 pelo blog  www.oaquieagora.blogspot.com . A editora do blog, Dina Cristo, é professora de jornalismo na Escola Superior de Educação de Coimbra e tem realizado um trabalho pioneiro de divulgação da Informação Solidária em Portugal. Segundo ela, “a criação do prêmio (…) é uma iniciativa simbólica que visa reconhecer, valorizar e incentivar a produção de Informação Solidária em Portugal.”

Em 2010, e durante três meses, estiveram abertos à votação dos leitores do blog “Aqui & Agora” sete nomeados de diversas áreas: as revistas “Biosofia” e “Cais” e o jornal “Quercus ambiente”, em imprensa; o website “Vislumbres da outra margem”, na internet; os programas “Mais cedo ou mais tarde” (TSF) e “Viva a música” (Antena 1), em rádio, e “Sociedade civil” (RTP 2), em televisão.

Sobre o conceito de  informação solidária,  Dina Cristo escreveu:

“A Informação Solidária (IS) é como uma Estação de Tratamento Humano: recicla pensamentos negativos, sentimentos destrutivos, desintoxicando, por um lado, e nutrindo o Ser Humano, por outro. Propõe-se apenas ‘informar’, ou seja, fornecer conhecimentos que permitam ao público fazer escolhas mais corretas na sua vida. Emissor e Receptor, mais próximos, partilham uma visão mais elevada da existência e do papel que têm nela. 


Conforme Carlos Cardoso Aveline - ‘A Informação Solidária’, Edifurb, Blumenau,  SC,  2001 -  a IS é um movimento informativo renovador de conteúdos,  um novo paradigma sócio-comunicativo de intervenção social, facilitado hoje pela Internet e o aparecimento de agências internacionais de IS, reflexo de uma nova consciência colectiva emergente, mais global e construtiva, de cidadania planetária.” [1]

NOTA:
[1] “A Informação Solidária”, texto de Dina Cristo em www.filosofiaesoterica.com . O artigo pode ser facilmente encontrado no website pela Lista de Textos por Autor, ou pela Lista de Textos por Ordem Alfabética.  

Boletim O TEOSOFISTA, Janeiro 2011 http://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1085

“A Verdade deve ser o centro de toda nossa atividade.”
(Mahatma Gandhi)


Nenhum comentário:

Postar um comentário