domingo, 10 de abril de 2011

Sobre a Verdade – Satya

A Paz Interior Surge do Conhecimento Verdadeiro
 
 
Mahatma Gandhi
 
 
 
 
000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
O lema do movimento teosófico é “Não há religião superior
à Verdade”. A ideia central da filosofia de Mahatma Gandhi,
como se verá pelo texto a seguir, é a mesma. O fato não é casual, 
porque Mahatma Gandhi descobriu a riqueza cultural do seu próprio
país graças ao movimento teosófico, conforme ele narra no capítulo
20 (Parte I) da sua Autobiografia. É verdade que os teosofistas não
acreditam em qualquer tipo de deus monoteísta, enquanto Gandhi,
falando para milhões de pessoas humildes na primeira metade do
século 20, usava a palavra “Deus”. Porém para Gandhi a divindade
não é alguém que manipula artificialmente o cosmo e os seres humanos.
Segundo ele, “Deus” é apenas a verdade universal, e isso é aceitável para a
filosofia esotérica. A seguir, reproduzimos fragmentos do livro de Gandhi
intitulado “Cartas ao Ashram” (Editora Hemus, São Paulo, 125 pp.)
 
00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
 
 
Abordarei primeiramente a Verdade, pela razão mesma de ser do Ashram Satyagraha [1], que é procurar a Verdade e esforçar-se para colocá-la em prática.
 
A palavra Satya (Verdade) vem de Sat, que significa ser.  Na realidade, não existe nada a não ser a Verdade. É por isso que Satya ou Verdade talvez seja o nome mais importante para Deus. Com efeito, dizer que a Verdade é Deus é mais certo que dizer que Deus é a Verdade. Muitos não imaginam nada além de um soberano ou de um general; os nomes de Deus como Rei dos reis ou Todo-Poderoso são de uso corrente e permanecem entre nós. Se, no entanto, refletimos um pouco mais profundamente, vemos que Sat ou Satya é, para designar Deus, o nome mais exato e que possui um sentido mais completo.
 
Onde está a Verdade está, também, o conhecimento que é verdadeiro. Onde não está a verdade não podemos encontrar o conhecimento verdadeiro. É por isso que associamos a palavra chit, conhecimento, àquela de Deus. E onde se encontra o conhecimento verdadeiro há sempre a felicidade (ananda[2], e não há lugar para a dor. A verdade sendo eterna, também a felicidade que dela deriva o é. É por isso que conhecemos Deus sob o nome de Sat-Chit-Ananda. É o que reúne em si a Verdade, o Conhecimento e a Felicidade.
 
Somente a devoção a esta Verdade justifica a nossa existência. A Verdade deve ser o centro de toda nossa atividade. Ela deve ser o sopro da nossa vida. Quando o peregrino chega a esta etapa do caminho que percorreu, ele descobre sem nenhum esforço as outras regras da vida e a elas se amolda instintivamente. Mas sem Verdade será impossível observar na existência algum princípio ou alguma regra.
 
Crê-se, de forma geral, que para seguir a lei da Verdade é suficiente dizer a verdade. Em nosso ashramdevemos dar à palavra satya, verdade, uma significação mais profunda. A Verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, em nossas palavras e em nossas ações. Para aquele que realizar a Verdade em toda a sua plenitude nada mais resta a aprender, pois todo o conhecimento está necessariamente ligado à Verdade. O que não estiver neste campo não é Verdade e, consequentemente, não é conhecimento verdadeiro. Ora, não podemos ter paz interior sem o conhecimento verdadeiro. Uma vez que apliquemos tal critério infalível da Verdade, poderemos discernir, imediatamente, o que vale a pena ser feito, ou ser visto, ou lido.
 
Mas como realizar esta Verdade, que lembra um pouco a pedra filosofal ou a vaca inesgotável? [3]
 
Chega-se, diz a obra Bhagavad Gita, a uma devoção na qual se consagra tudo ao espírito [4], e se vê com indiferença todos os outros interesses que a vida pode oferecer. Entretanto, apesar de toda esta devoção, o que parece verdade a um parece frequentemente um erro a outro. Que isso não perturbe a procura. Se fizermos um esforço sincero, poderemos perceber que as verdades diferentes na aparência são inúmeras folhas que parecem diferentes, mas que são de uma mesma árvore. [5]
 
 
NOTAS:
 
[1] Ashram: local de retiro em comunidade, comunidade dedicada ao caminho místico. (Nota do editor de “O Teosofista”)
 
[2] Felicidade.  No livro em português temos “alegria”, mas a palavra “felicidade” é mais indicada para traduzir “Ananda”.  O termo também equivale a bem-aventurança. (Nota do Editor de “O Teosofista”)
 
[3] Kamdhenu era uma vaca mitológica que pertencia a um sábio chamado Vasinshtha. Tudo o que se perguntasse a ela, uma resposta era dada. A expressão entrou já na língua corrente de toda a Índia. (Nota da edição brasileira de “Cartas ao Ashram”)
 
[4] Abhyasa. (Nota da edição brasileira de “Cartas ao Ashram”)
 
[5] O texto acima é reproduzido das páginas 25 a 27 de “Cartas ao Ashram” (Ed. Hemus). Antes de ser publicado como texto independente no website www.FilosofiaEsoterica.com, ele foi divulgado na edição de janeiro de 2011 do boletim eletrônico “O Teosofista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário