segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Loja da LUT no Brasil







:: Um Trabalho Filosófico de Longo Prazo ::




Autor: O Teosofista




000




A nota a seguir foi publicada inicialmente na edição de novembro de 2009 do boletim eletrônico deste website, "O Teosofista". Título original: "Surge Uma Loja da LUT no Brasil". Cabe destacar que a Loja atua também em Portugal.




000




Foi registrada no escritório central da Loja Unida de Teosofistas em Los Angeles, nos primeiros dias de novembro de 2009, a criação de uma Loja da LUT no Brasil. Com sede física em Brasília, ela conta com um pequeno número de associados pioneiros que vivem em regiões geográficas diferentes.




O processo de registro começou dia 21 de outubro, quando cartas de 11 associados da LUT em língua portuguesa - 10 brasileiros e um português - foram mandadas a Los Angeles. As cartas solicitavam que o novo trabalho teosófico, começado publicamente em 2007, fosse registrado nos arquivos centrais da Loja Unida como uma Loja da LUT no Brasil.




A Loja Unida foi fundada em 1909 com o objetivo de preservar a proposta original do movimento teosófico. Hoje com trinta Lojas e dez Grupos de Estudo espalhados por 15 países, ela também tem associados em lugares onde não há ainda qualquer agrupação de estudantes.




Inicialmente pareceu haver a possibilidade de que o trabalho brasileiro fosse registrado como um Grupo de Estudos. Um Grupo de Estudos corresponde a um estágio anterior e mais preparatório de trabalho. No entanto, prevaleceu em Los Angeles a ideia de que o pedido fosse atendido na íntegra, e ficou decidido que o trabalho luso-brasileiro seria registrado como uma Loja da LUT propriamente dita, sem passar pelo estágio de Grupo de Estudos. Isso implica uma responsabilidade maior por parte dos associados, colaboradores e simpatizantes da nova Loja.




É a primeira vez, desde a criação do movimento teosófico em 1875, que surge em um país de língua portuguesa uma loja teosófica voltada exclusivamente para a teosofia autêntica. Só agora, no ano do primeiro centenário de fundação da LUT, é fundada em nosso idioma uma Loja desta rede informal de estudantes. Por outro lado, a LUT já estava presente em cinco continentes - a Europa, a Ásia, a África, a América do Norte e a América Central - porém ainda continuava ausente da América do Sul. A loja brasileira é a primeira em nosso continente.




000




Visite o blog da loja da LUT no Brasil e em Portugal, http://www.teosofiaoriginal.com/.




000






Acompanhe nosso trabalho no





Facebook . Siga-nos pelo Twitter .




Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.




000










Artigo originalmente publicado em www.FilosofiaEsoterica.com .
















Nenhum comentário:

Postar um comentário