quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Verdadeira Amizade

Para Voltaire, a Amizade é Inseparável da Sabedoria

Carlos Cardoso Aveline
 
 
O pensador iluminista Voltaire (1694-1778)
   
Às vezes a palavra “amizade” é usada de modo tão vago que não sabemos o que ela significa de fato para esta ou aquela pessoa.

O filósofo iluminista francês François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, escreveu o seguinte:

“Amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis, porque um monge, um solitário, pode não ser ruim e viver sem conhecer a amizade. Virtuosas, porque os maus não buscam mais que cúmplices. Os sensuais buscam companheiros de devassidão. Os interesseiros reúnem sócios. Os políticos congregam partidários. O comum dos homens ociosos mantêm relações. Os príncipes têm cortesãos.    Só os virtuosos possuem amigos.” [1]

Assim, na realidade, amigo não é cúmplice e não é comparsa.

Quem engana os outros deve procurar ser um pouco mais inteligente e fazer um auto-exame honesto para ver-se livre deste problema, porque está, seguramente,  enganando sobretudo a si mesmo. Pretender ser mais esperto que os outros é prova de uma deficiência mental profunda, mal disfarçada pela astúcia de curto prazo.  A mentira, ainda que supostamente “bem intencionada”, faz o mentiroso perder a noção de realidade.

A base inevitável da sinceridade é o autoconhecimento. Só se pode ser amigo dos outros sendo, antes, amigo de si mesmo e do seu próprio eu superior.  Em sua origem, a palavra “filosofia” significa “amor à sabedoria”, e Voltaire acrescenta:

“O filósofo é um amigo da sabedoria, ou seja, da verdade. Esse duplo caráter esteve presente em todos os filósofos. Não houve nenhum na Antigüidade que não desse exemplo de virtude aos homens e lições de verdades morais.”[2]

Não é por acaso que o lema do movimento teosófico afirma: “não há religião mais elevada que a verdade”.

A amizade é um privilégio exclusivo dos que dizem a verdade tal como a percebem. Para a prática da fraternidade universal - grande meta da evolução humana - cada um deve reaprender a ser sincero com todos os outros.

NOTAS:

[1] “Dicionário Filosófico”, Voltaire, Ed.Martin Claret, p. 23.

[2] “Dicionário Filosófico”p. 232.

00000000000000000000

Para ter acesso a um estudo diário de teosofia clássica, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.

000000000000000000000000000000000000000000

2 comentários:

  1. Bom o enuncíado sobre Amizade na visão de Voltaire, porém impróprio e desnescessário a relação feita com o lema do movimento teosófico. O que é a verdade?! Precisamos ter um tanto de cautela ao tratarmos de termos tão complexos, qto a questão da verdade, enqto estudantes/amigos da filosofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lema do movimento teosófico “não há religião mais elevada que a verdade” trata da verdade silenciosa, a voz da consciência que se encontra desde sempre no âmago de cada um.

      "Sobre a Verdade – Satya

      A palavra Satya (Verdade) vem de Sat, que significa ser. Na realidade, não existe nada a não ser a Verdade. É por isso que Satya ou Verdade talvez seja o nome mais importante para Deus. Com efeito, dizer que a Verdade é Deus é mais certo que dizer que Deus é a Verdade. Muitos não imaginam nada além de um soberano ou de um general; os nomes de Deus como Rei dos reis ou Todo-Poderoso são de uso corrente e permanecem entre nós. Se, no entanto, refletimos um pouco mais profundamente, vemos que Sat ou Satya é, para designar Deus, o nome mais exato e que possui um sentido mais completo.

      Onde está a Verdade está, também, o conhecimento que é verdadeiro. Onde não está a verdade não podemos encontrar o conhecimento verdadeiro. É por isso que associamos a palavra chit, conhecimento, àquela de Deus. E onde se encontra o conhecimento verdadeiro há sempre a felicidade (ananda) [2], e não há lugar para a dor. A verdade sendo eterna, também a felicidade que dela deriva o é. É por isso que conhecemos Deus sob o nome de Sat-Chit-Ananda. É o que reúne em si a Verdade, o Conhecimento e a Felicidade." [1]

      [1] Sobre a Verdade – Satya - http://afil-amigosdafilosofia.blogspot.com.br/2011/04/sobre-verdade-satya.html.

      Evaldo Berwig

      Excluir