terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MUDAR A SI MESMO E MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS

Parágrafos Esquecidos de um Velho Caderno:
MUDAR A SI MESMO E MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS

Foto: Parágrafos Esquecidos de um Velho Caderno: MUDAR A SI MESMO E MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS   Em qualquer momento, o ser humano age rodeado por determinadas condições físicas,  mentais e emocionais, que são ao mesmo tempo individuais e coletivas.    O indivíduo deve observar o cenário  e a si mesmo desde o ponto de vista do seu objetivo maior.  Sua vida terá as características da sua meta central, e será tão grande e tão elevada quanto ela.   Aparentemente, o aprendiz pode optar entre mudar a si mesmo ou mudar o cenário que o rodeia. A opção é um teste para seu discernimento.  Se for sábio, ele mudará a si mesmo de um jeito que faz mudar o cenário, e mudará o cenário da sua vida de modo a mudar a si mesmo enquanto desempenha a tarefa.  E como se altera o Carma?  Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Transformamos o Carma para melhor atuando a partir dos  níveis superiores de consciência, onde há nobreza de alma e sacrifício pessoal por algo maior.   Posso perguntar-me: estou aproveitando todas as oportunidades positivas que o meu cenário atual de vida me oferece?  E o que me impede de fazer isso?   Posso melhorar constantemente as circunstâncias ao meu redor. A ciência da vida é a arte da construção e do aproveitamento de situações cármicas no que elas têm, ou podem ter, de mais positivo.   Você se transforma naquilo em que pensa constantemente.  Se pensa em direções opostas e incompatíveis em momentos diferentes, vive com tendências divergentes o processo de criação das circunstâncias ao seu redor. Assim, perde energia.   Do choque das tendências contraditórias,  surge uma linha média, a resultante. Na direção da paz, cabe definir o que é mais importante em tudo o que você vivencia. Em que você coloca a sua vida, em última instância?   A coerência virá aos poucos.   Enquanto não estabelecer um claro padrão emocional, não há chance de paz interior duradoura. Quando cumprir metas diárias com esforço firme e com perseverança, será de grande utilidade para o crescimento de outros seres e encontrará a estabilidade e a firmeza sonhadas.   (Carlos Cardoso Aveline)  00000  Anotação de 31 de dezembro de 1991, em

Em qualquer momento, o ser humano age rodeado por determinadas condições físicas, mentais e emocionais, que são ao mesmo tempo individuais e coletivas.

O indivíduo deve observar o cenário e a si mesmo desde o ponto de vista do seu objetivo maior. Sua vida terá as características da sua meta central, e será tão grande e tão elevada quanto ela.

Aparentemente, o aprendiz pode optar entre mudar a si mesmo ou mudar o cenário que o rodeia. A opção é um teste para seu discernimento. Se for sábio, ele mudará a si mesmo de um jeito que faz mudar o cenário, e mudará o cenário da sua vida de modo a mudar a si mesmo enquanto desempenha a tarefa.

E como se altera o Carma?

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Transformamos o Carma para melhor atuando a partir dos níveis superiores de consciência, onde há nobreza de alma e sacrifício pessoal por algo maior.

Posso perguntar-me: estou aproveitando todas as oportunidades positivas que o meu cenário atual de vida me oferece? E o que me impede de fazer isso?

Posso melhorar constantemente as circunstâncias ao meu redor. A ciência da vida é a arte da construção e do aproveitamento de situações cármicas no que elas têm, ou podem ter, de mais positivo.

Você se transforma naquilo em que pensa constantemente. Se pensa em direções opostas e incompatíveis em momentos diferentes, vive com tendências divergentes o processo de criação das circunstâncias ao seu redor. Assim, perde energia.

Do choque das tendências contraditórias, surge uma linha média, a resultante. Na direção da paz, cabe definir o que é mais importante em tudo o que você vivencia. Em que você coloca a sua vida, em última instância?

A coerência virá aos poucos.

Enquanto não estabelecer um claro padrão emocional, não há chance de paz interior duradoura. Quando cumprir metas diárias com esforço firme e com perseverança, será de grande utilidade para o crescimento de outros seres e encontrará a estabilidade e a firmeza sonhadas.

(Carlos Cardoso Aveline)

00000

Anotação de 31 de dezembro de 1991, em "Caderno Pré, Rascunhos", p 11. Atualizada em 04 de fevereiro de 2014.

00000

Nenhum comentário:

Postar um comentário