quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O USO DAS PALAVRAS NA FALA E NO PENSAMENTO

Fragmentos de um Velho Caderno
O USO DAS PALAVRAS NA FALA E NO PENSAMENTO

Foto: Fragmentos de um Velho Caderno O USO DAS PALAVRAS NA FALA E NO PENSAMENTO  Com a mesma energia usada para criticar ou lamentar aspectos do mundo externo, podemos avançar significativamente  em matéria de aperfeiçoar a nós próprios.    No entanto, quando é feita com desapego, a crítica ao que deve ser mudado no mundo externo é tão boa e tão útil quanto a autocrítica.   As dificuldades externas são eliminadas basicamente de dentro para fora. Por outro lado, as dificuldades internas devem ser superadas em pleno contato com o mundo externo. Há um campo mental ligando os planos objetivo e subjetivo da realidade.   O indivíduo equilibrado percebe tanto o mundo interno como o mundo externo.  Ele contempla o Cosmo em sua própria alma. Ele faz o que deve ser feito,  e evita desperdício de energia.   Cada  palavra é como uma arma, ou como uma bênção, conforme a intenção e o modo como é usada. Por isso, a atenção ao usar palavras é inevitável.  Para ser eficaz, a crítica precisa ser muito menos frequente que o estímulo positivo. Ela é útil quando ocorre no contexto da valorização do que é construtivo.   (Carlos Cardoso Aveline)   00000  Bom base em anotação dos anos 1990 em

Com a mesma energia usada para criticar ou lamentar aspectos do mundo externo, podemos avançar significativamente em matéria de aperfeiçoar a nós próprios.

No entanto, quando é feita com desapego, a crítica ao que deve ser mudado no mundo externo é tão boa e tão útil quanto a autocrítica.

As dificuldades externas são eliminadas basicamente de dentro para fora. Por outro lado, as dificuldades internas devem ser superadas em pleno contato com o mundo externo. Há um campo mental ligando os planos objetivo e subjetivo da realidade.

O indivíduo equilibrado percebe tanto o mundo interno como o mundo externo. Ele contempla o Cosmo em sua própria alma. Ele faz o que deve ser feito, e evita desperdício de energia.

Cada palavra é como uma arma, ou como uma bênção, conforme a intenção e o modo como é usada. Por isso, a atenção ao usar palavras é inevitável. Para ser eficaz, a crítica precisa ser muito menos frequente que o estímulo positivo. Ela é útil quando ocorre no contexto da valorização do que é construtivo.

(Carlos Cardoso Aveline)

00000

Bom base em anotação dos anos 1990 em "Caderno Pré, Rascunhos", pp. 17 a 19.

000
 
 
Publicado no SerAtento
 
 
000
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário