quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Arte de Corrigir os Erros


Exercícios Práticos Para Obter a Sabedoria 

The Theosophical Movement

 00000000000000000000000000000000000000
O texto a seguir foi publicado pela
primeira vez pela revista teosófica
internacional “The Theosophical
Movement”, na Índia, edição de
novembro de 2009,  pp. 9-12. Título
original: “On Correcting Errors”.
000000000000000000000000000000000000000


 O falso conhecimento é rejeitado pelo Sábio,  e
espalhado ao Vento pela Boa Lei.  A roda da Boa
Lei gira para todos, os humildes e os orgulhosos.
(“A Voz do Silêncio”, H.P. Blavatsky, Fragmento II)

Onde quer que haja um afastamento do que é verdadeiro, é criada uma oscilação  que desfaz a harmonia. É em tais casos que a correção se torna necessária.  O efeito adverso de um erro não é posterior a ele, mas está, na realidade, incluído na causa que o produz. Só o ignorante e o tolo se alegram quando não veem efeitos adversos imediatos, acreditando que o desvio de algum modo não produzirá efeitos.

A violação das verdades pode ocorrer sem conhecimento. Por outro lado, pode ser algo deliberado. As medidas que podem ser tomadas para corrigir o erro no primeiro caso serão totalmente inadequadas para a correção no segundo caso; e isso embora nos dois  casos a ação errada possa ser idêntica, ou aparentemente idêntica.  De qualquer modo, para ser efetiva, a correção deve acontecer no nível das causas, do pensamento e das motivações.
A ação que é errada devido a um desconhecimento pode ser corrigida através do conhecimento e da compreensão da verdade.

A compreensão nem sempre ocorre quando há conhecimento.

A culpa do homem que, mesmo conhecendo a Lei, vai adiante e a quebra deliberadamente, é muito maior. A reação que isso provoca é mais severa, por causa do processo deliberado que antecede a ação.  Este erro deliberado e frequentemente planejado significa que, ou aquele que faz o erro não está convencido do caráter sagrado e racional da Lei, ou ele não acredita que cada Lei traz consigo suas consequências. Neste caso, o conhecimento de que ele está indo contra a Lei já está presente. Numa situação assim, o remédio deve ser buscado em algo diferente de mera pregação de sermões.

Erros,  ações erradas, quedas e fracassos ocorrem principalmente através de uma distorção que pode surgir nos pensamentos, sentimentos, desejos e emoções, assim como nos delicados processos do raciocínio e da inteligência.   (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário