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(Os Editores)
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RESISTÊNCIA À MUDANÇA EM TEOSOFIA
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O conceito de "resistência" tem origem psicoanalítica e está
entre os aspectos centrais da psicanálise que possuem importância em teosofia.
[1]
A resistência psicológica, diz a edição em inglês da "Wikipédia", é o fenômeno encontrado frequentemente na prática clínica "pelo qual os pacientes se opõem direta ou indiretamente a mudar seu comportamento, ou se recusam a discutir, lembrar, ou pensar sobre experiências que podem ser clinicamente relevantes."
A ideia acima é absolutamente teosófica. A resistência ocupa lugar central no Memorando Preliminar da Escola Esotérica criada por H. P. Blavatsky em 1888, e que constitui um dos documentos mais significativos de toda a literatura esotérica.
A resistência subconsciente a mudanças é tanto individual como coletiva. Uma associação teosófica, assim como toda família e qualquer grupo humano, deve sempre lutar entre a tendência a renovar-se e a tendência a negar a necessidade de mudança.
Como em todos os aspectos da vida, um equilíbrio aponta o melhor caminho a seguir.
(Carlos Cardoso Aveline)
NOTA:
[1] Como uma ciência do eu inferior, a psicanálise freudiana tem muito em comum com a filosofia esotérica. A sua visão do eu superior, no entanto, é limitada a vislumbres eventuais. Ela existe, mas permanece principalmente implícita, através da Ética. Em Erich Fromm, os elementos teosóficos são muito mais numerosos. Fromm fez vários e importantes estudos inter-religiosos e budistas.
A resistência psicológica, diz a edição em inglês da "Wikipédia", é o fenômeno encontrado frequentemente na prática clínica "pelo qual os pacientes se opõem direta ou indiretamente a mudar seu comportamento, ou se recusam a discutir, lembrar, ou pensar sobre experiências que podem ser clinicamente relevantes."
A ideia acima é absolutamente teosófica. A resistência ocupa lugar central no Memorando Preliminar da Escola Esotérica criada por H. P. Blavatsky em 1888, e que constitui um dos documentos mais significativos de toda a literatura esotérica.
A resistência subconsciente a mudanças é tanto individual como coletiva. Uma associação teosófica, assim como toda família e qualquer grupo humano, deve sempre lutar entre a tendência a renovar-se e a tendência a negar a necessidade de mudança.
Como em todos os aspectos da vida, um equilíbrio aponta o melhor caminho a seguir.
(Carlos Cardoso Aveline)
NOTA:
[1] Como uma ciência do eu inferior, a psicanálise freudiana tem muito em comum com a filosofia esotérica. A sua visão do eu superior, no entanto, é limitada a vislumbres eventuais. Ela existe, mas permanece principalmente implícita, através da Ética. Em Erich Fromm, os elementos teosóficos são muito mais numerosos. Fromm fez vários e importantes estudos inter-religiosos e budistas.
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