quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Boletim O TEOSOFISTA, Agosto 2013



 
O Teosofista
 
Notas e Informações Sobre Teosofia e o Movimento Esotérico


O Boletim Mensal do Website
www.FilosofiaEsoterica.com
Ano VII - Número 75 - Edição de Agosto de 2013
Facebook: FilosofiaEsoterica.com. Email: lutbr@terra.com.br

Com a mente calma e o coração tranquilo, podemos
alcançar clareza e as melhores soluções para os desafios da vida. ”
(Regina Maria Pimentel de Caux)
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
A Vigilância do Guerreiro
 

A paz nunca é dada de graça ou por acaso pela vida.


Ela deve ser conquistada através da ação correta, e preservada pela vigilância.


Assim como no caso de um terreno de operações militares dos tempos clássicos, o ponto de vista a partir do qual exercemos a vigilância e o cuidado deve ser o mais alto possível. Só o ponto mais elevado nos dá a melhor visão e a mais ampla. O comandante observa a batalha do alto da montanha e é dali que comanda suas forças.


O ponto de vista do comandante é o nível mais elevado de consciência que podemos atingir. O comandante é o eu superior, a alma espiritual. As forças que ele lidera são os bons hábitos, a determinação de agir corretamente, a capacidade de aprender, os sentimentos nobres. O adversário é a nossa própria ignorância.


Para o guerreiro que despertou e sabe o que quer, cada dia é o grande campo de batalha.


O guerreiro da sabedoria trava a batalha e também a observa desde a torre de vigia. Ele é a sentinela, é o soldado que luta, e é o comandante.


(Carlos Cardoso Aveline)


 
Um Compromisso Sagrado
 

 
Que a minha fala esteja em unidade com a minha mente, e que minha mente esteja em unidade com minha fala.
 
Ó tu, auto-iluminado Brahman [1], afasta o véu da ignorância da minha frente, para que eu possa distinguir a tua luz.

 
Revela a mim o espírito das escrituras. Que a verdade das escrituras esteja sempre presente para mim. Quero buscar, noite e dia, a correta compreensão do que eu aprendo com os sábios. Que eu possa falar a verdade de Brahman.
 
Que eu possa falar a verdade. Que a verdade me proteja. Que ela proteja meu mestre.
 
OM .... Paz, paz, paz.
 
NOTA:
 
[1] Brahman significa “princípio supremo universal e impessoal”.
 
[Trecho reproduzido do artigo “A Força de Um Compromisso Sagrado”, de Carlos Cardoso Aveline, que pode ser encontrado em www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados.]
 
Helena Blavatsky - A Que Distância?
 

 
John Garrigues
 


 
Milhares de pessoas podem viver de modo confortável, e até muito satisfeitas, tendo a teosofia como sua propriedade mental. Mas a aplicação diária e a cada momento da teosofia, a sua divulgação segundo as Linhas Estabelecidas por Aqueles que a criaram, preservaram e regeneraram, significa avançar por um caminho no qual ninguém conseguiria ingressar ou perseverar, se não fosse por esses Amigos e Professores de tempos antigos e de tempos futuros.
 
O estudante deve aprender a sentir e saber que estes Grandes Seres não estão mortos, e nem tampouco em algum retiro distante, mas estão sempre próximos, e ativos como a magia de um poder irresistível, como um rio que avança poderosamente.
 
À medida que o estudante confia inteiramente Neles e prossegue no trabalho, estudando, aplicando e divulgando os Ensinamentos que Eles escreveram para ele, nesta medida ele, inevitavelmente, compreenderá por completo.
 
000000
 
Reproduzido do texto “Helena Blavatsky - A Que Distância?”, de John Garrigues. O artigo está disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
 
00000000000

 

Uma Troca de Polaridade no Sol
 

000000000000000000000000000000000
 

Reproduzimos abaixo notícia de um
fenômeno cíclico, que ocorre a cada 11
anos e possui grande importância em
teosofia, porque o ciclo do Sol não é apenas
físico e influencia também a consciência
humana. Título original: “Inversão de Polaridade
do Sol Vai Afetar Todo o Sistema Solar”.
 
0000000000000000000000000000000000000000000
 



 

(Ambiente Brasil - 10 / AGOSTO / 2013)
 
Nos próximos três a quatro meses, o campo magnético do Sol completará uma inversão de polaridade, um processo que ocorre a cada 11 anos e está quase na metade do caminho, de acordo com a NASA (agência espacial americana).
 

“Esta mudança terá repercussões em todo o Sistema Solar”, disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford (Califórnia), em declarações para a agência espacial.

A inversão de polaridade - norte e sul trocam de posição - ocorre no fim de cada ciclo solar, quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza. Durante essa fase, que os físicos denominam máximo solar, as erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam à Terra, e isto pode interferir nas comunicações de rádio e afetar a temperatura do planeta.


Hoeksema é diretor do observatório Solar Wilcox, de Stanford, um dos poucos observatórios do mundo que estudam os campos magnéticos do Sol e cujos magnetogramas observaram o magnetismo polar da estrela a partir de 1976, desde quando já foram registrados três ciclos.


Phil Scherrer, outro físico solar em Stanford, disse que “os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar”.


O alcance da influência magnética solar, conhecida como heliosfera, se estende a bilhões de quilômetros além de Plutão, e as sondas Voyager, lançadas em 1977, que agora rondam o umbral do espaço interestelar, captam essa influência. (Fonte: Terra)


Link:
 




http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2013/08/10/97019-inversao-de-polaridade-do-sol-vai-afetar-todo-o-sistema-solar.html
Renovando o Cristianismo Português Vídeo e Livro Questionam os Milagres de Fátima

 

Joaquim Soares
 
1. Bom Livro Afirma que Aparições São Montagem
“Na Cova dos Leões”, Tomás da Fonseca, Antígona, 2009, Lisboa, 398 pp.
 
Cumpre resgatar e redescobrir a obra e a vida de Tomás da Fonseca. Escritor, professor, jornalista e maçom, ele foi um dos mais notáveis livres-pensadores da história de Portugal.
 
Tomás da Fonseca (1887-1968) deu enorme contribuição para a implantação da república no país, e foi um incansável e destemido opositor da ditadura politica e religiosa. Lutou até ao final da sua vida pelos ideais da liberdade e fraternidade. Esteve preso várias vezes e viu as suas obras serem proibidas pela censura.
 
Num dos seus livros mais importantes, com o título “Na Cova dos Leões”, Tomás da Fonseca desmonta a “maior fraude da história de Portugal” - as aparições de Fátima e o Culto a Nossa Senhora.
 
Composto por vários textos e cartas dirigidas ao Cardeal Cerejeira, que compactuou com o regime do ditador Oliveira Salazar, este é um livro fundamental para todos os que pretendem investigar e perceber a forma como certas igrejas usam de fraude para terem poder sobre os povos.

 

2. “Fátima Nunca Mais”: Padre Português Mostra a Fraude
 
O Cristianismo necessita renovar-se em Portugal, como no Brasil e por toda parte. Uma parte considerável do atraso social e cultural na Europa é devido à influência da Igreja católica.
 
Em Portugal, apesar do fim da Inquisição e da expulsão dos Jesuítas em 1759, por ação do Marquês de Pombal, a Igreja de Roma continuou a usar de todos os meios ao seu alcance para manter o seu poder. Uma grande oportunidade surgiu com a instauração do regime ditatorial de Salazar durante as primeiras décadas do século 20. Por essa altura foram produzidas pelo clero as famosas “aparições” de Fátima.
 
O website www.VislumbresDaOutraMargem.com publicou um pequeno vídeo com o testemunho do padre Mário de Oliveira, autor da obra “Fátima Nunca Mais”, que discute e analisa a montagem feita pela Igreja católica na Cova da Iria, aproveitando-se da ignorância em que vivia a pobre gente daquela região.
 
Link direto para o Vídeo:

Para Quem é a Teosofia?
Robert Crosbie
 

 
É preciso que haja uma mente aberta, um coração puro, um intelecto ardente, uma clara percepção espiritual, antes que haja qualquer esperança para nós.
 
Enquanto nós estivermos centrados em nós mesmos, enquanto estivermos satisfeitos com o que sabemos e com o que temos, esta grande mensagem [a filosofia teosófica] não será para nós.
 
Ela é para os famintos, os cansados, para aqueles que estão desejosos de conhecimento, para aqueles que vêem a absoluta escassez daquilo que foi colocado diante deles como conhecimento por parte daqueles que se apresentam como professores.
 
Ela é para aqueles que não encontram uma explicação em parte alguma para os mistérios que nos rodeiam, que não conhecem a si mesmos, que não compreendem a si mesmos.
 
Para eles, há um caminho; para eles há alimento mais do que suficiente; para eles todo este Movimento é mantido vivo por uma única vontade, a vontade dos Irmãos Mais Velhos, que têm preservado estas grandes verdades eternas através de momentos melhores e piores, de modo que a humanidade pudesse ser beneficiada; sem desejar recompensa alguma, sem desejar qualquer reconhecimento, mas desejando apenas que os Seus companheiros de humanidade, Seus irmãos mais jovens, possam conhecer, possam compreender o que Eles sabem.
 
[Reproduzido do texto “A Vontade Criativa” de Robert Crosbie, disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .]
 

O Perigo do Conforto
 
Uma existência útil implica desapego de comodidades que nos paralisem.


A indulgência é um adversário temível porque não chega acompanhada de campainhas de alerta. A preguiça surge aos poucos e se apresenta como “merecido conforto”.


 
Rodeada de boas desculpas, ela transforma um cidadão ativo num mero consumidor de bens materiais e num espectador adormecido disso ou daquilo.


Alguém que pretenda realizar algo significativo em sua vida deve dar mais importância às suas Metas do que aos seus confortos. Deve esquecer de si no trabalho. Deve aprender a olhar bem para os fatos. Há oportunidades sagradas ao redor de cada ser humano. Elas são ilimitadas, mas é preciso força, determinação, coragem e perseverança para estar à altura delas. (CCA)

 
A Auto-Observação e a Lente
 
A prática da auto-observação é necessária para que possamos olhar com lucidez para o mundo ao nosso redor. 
 
Porque nós próprios somos a lente através da qual vemos o mundo, e a lente deve ser mantida limpa e clara. (CCA)
 
00000000000
 
Um Olhar Para Guardar na Alma
 
Retrato de Helena P. Blavatsky
Parece Mostrar Seus Sentimentos
 

Não há espaço para ilusão neste olhar de HPB
 
A foto de Helena Blavatsky que reproduzimos acima é relativamente pouco conhecida e parece ter origem na Rússia. O que a torna especialmente valiosa - apesar da sua pouca qualidade do ponto de vista técnico - é a expressão sem igual que vemos nos olhos, e no rosto, de HPB. 
 
Não há espaço para ilusão neste olhar. A firmeza e a determinação são impressionantes, e disputam espaço com a tristeza, o cansaço e o sofrimento.
 
A foto foi tirada pouco tempo antes de maio de 1891, quando HPB abandonou seu corpo físico e deu por encerrada sua missão enquanto Helena Blavatsky. A imagem parece cruzar o oceano do tempo para expressar hoje as emoções e o estado de consciência de HPB em um dia específico da etapa final da sua vida. (C. C. A.)

 

Notas Sobre o Caminho da Liberdade
 
Como Focar a Mente no Que Há de Melhor
Regina Maria Pimentel de Caux


 

Certo dia, chegando em uma escola para participar de encontro com meia centena de educadores, me deparei com o desânimo e a indiferença de alguns que estavam presentes. É certo que diariamente alunos encontram nas salas de aula profissionais com esse nível de energia. Este tipo de atmosfera compromete o campo da boa vontade, da criatividade e do ensino-aprendizagem.
 
Nos planos inferiores de consciência, seguimos um jogo de opiniões e desejos e nos comportamos como se fôssemos o centro do universo. É necessário dar boas-vindas ao ótimo que existe dentro de cada um de nós. Praticar serenamente a meditação e a auto-observação em função do auto-aperfeiçoamento, a partir de metas elevadas - são formas pelas quais assumimos a direção do processo.
 
Meditar é sair do círculo vicioso. Com a mente calma e o coração tranquilo, podemos alcançar clareza e as melhores soluções para os desafios da vida. Ao encontrar a paz em nossos corações, estabelecemos guias seguros para experiências soberanas e podemos exprimir formas novas e mais adequadas e elevadas de manifestação. Diante dessa plenitude, colocamos em movimento novas causas de bons acontecimentos.
 
A ciência milenar da meditação tem muito a oferecer, o que vem sendo comprovado pelos que a praticam regularmente. Cada vez mais a nossa sociedade reconhece ser a meditação de grande valia no auxílio da paz, na prevenção e controle de doenças. Ela pode ser uma experiência compartilhada, como quando meditamos com um parceiro ou em grupo nas reuniões em casa, classes, praças, auditórios, dentre outros. Sri Aurobindo, em seus textos sobre Ioga Integral, escreve a respeito da “Tripla Transformação” que pode ocorrer quando meditamos de forma correta. Essa transformação se produz pelo fluir da Consciência Superior, e é vivenciada como uma sensação de Paz, Poder e Luz. [1]
 
A prática da “Meditação em Sete Itens”, por exemplo, proporciona uma mudança realista e evolutiva dentro do indivíduo. A meditação propõe que se “amplie a ligação com o centro de paz”, e diz: “Tome a decisão de tirar lições deste ou daquele obstáculo; de manter humildade na vitória e coragem na derrota; de evitar dispersão ou agitação desnecessárias; de cumprir seu dever perante sua consciência.” [2]
 
O estudo de bons livros, a visita a sites de referência, a participação em grupos de estudos de auto-desenvolvimento, com ação presencial ou a distância, são fatores que ampliam a nossa mente e nos direcionam para o trabalho altruísta que dá adeus aos apegos, à indiferença, à preguiça e ao egoísmo. É bom o trabalho em grupo que tem como lema a famosa frase “Um Por Todos, Todos Por Um” do escritor francês Alexandre Dumas. A ideia constitui “um ponto básico da pedagogia adotada desde a mais remota antiguidade pelos sábios e Iniciados do Oriente.” [3]
 
No prefácio ao “Glossário Teosófico”, de Helena Blavatsky (Ed. Ground, SP, p. 5), Murilo Nunes de Azevedo aconselha os verdadeiros buscadores do mistério das coisas a fazer uma espécie de preparação à magia da leitura:
 
“Leitor amigo, segure o livro cuidadosamente. Sinta o seu peso, volume, disposição gráfica, maciez ou rugosidade de suas páginas. Acaricie a sua capa lentamente, plenamente, consciente do que está fazendo. Fique algum tempo silencioso e concentrado no fato de estar segurando firmemente este exemplar. É importante, pois tem em mãos um texto profundamente significativo que poderá modificar a sua vida.” [4]
 
E ao modificar nossa vida modificamos a vida dos que estão ao nosso redor. Quando o pensamento prevalece, o poder pode ser encontrado.
 
O desperdício de energia é inaceitável em uma época em que o excesso de informações fúteis e perniciosas sufoca a capacidade de pensar, gerando poluição mental e violência. A divulgação da informação solidária abre caminho para a prática de uma nova ética. “Depois de algumas décadas de grandes transformações formais e tecnológicas, que parecem tentar disfarçar a falta de conteúdo real dos meios de comunicação, é possível que estejamos vivendo agora a madrugada de uma revolução de conteúdos que alterará, para sempre, a função social e o grau de compromisso ético do jornalismo. O presente trabalho é parte ativa deste processo. Ele coloca ao alcance do cidadão instrumentos práticos, individuais e coletivos, para que os meios de comunicação social possam cumprir seu papel em relação à construção de um futuro melhor.” [5]
 
Precisamos aprender e ensinar a não acreditar na máscara vestida da realidade: “A dor psicológica é um hábito e o ser humano se apega a ela. O indivíduo ingênuo se identifica com suas ‘feridas emocionais’ - normalmente associadas ao desejo - e se lamuria e se lamenta tanto diante dos outros como no seu discurso interno para consigo mesmo.” [6]
 
Helena P. Blavatsky sabiamente disse: “Não ajas como se tivesses dez mil anos para desperdiçar. A morte está a um passo. Deves ser útil para alguma coisa enquanto viveres, e isso é algo que está ao teu alcance.” [7]
 
“As pessoas têm disposições harmoniosas e rebeldes que nascem na mente. Quando a mente é ordenada, a disposição é harmoniosa; quando a mente é desordenada, a disposição é rebelde”, explica o Wen-Tzu. [8] No meio da crise essa luz no caminho auxilia na expansão das energias benéficas. Cada um deve procurá-la por esforço próprio e pelos meios que tem ao seu alcance.
 
De acordo com Erich Fromm: “A ética biófila tem os seus próprios princípios sobre bem e mal. Bom é tudo o que serve à vida. Mau é o que serve à morte. Bom é o sentimento de reverência pela vida, e por tudo o que aumenta a vida, o crescimento, o desenvolvimento. Mau é tudo o que enrijece a vida, que a torna estreita, ou que a corta em pedaços. A alegria é virtuosa. A tristeza é um pecado.” [9]
 
Tudo que promove a sabedoria e evita estimular as causas do sofrimento funciona como mágica, e os obstáculos que pareciam imutáveis se dissolvem. O propósito da vida é expandir-se a partir de sua fonte, em pura consciência.
 
Nós devemos pensar sobre o modo que pensamos, sentimos e agimos, a fim de contribuir para o progresso individual e humano. Essa atitude deve ter início em cada um de nós, para que a ação errada devido ao desconhecimento possa ser corrigida através do conhecimento e da compreensão da verdade. O desafio é tornar a vida mais consciente do seu objetivo interior. Podemos perceber que a consciência está tentando se expressar e deixar que ela se manifeste. A consciência contém tudo que precisa para regular a vida e estar vivo é ser dinâmico. A educação tem um papel importante nesse processo.
 
Aos poucos o indivíduo desperta sua consciência para a busca da sabedoria a um nível superior de percepção. Khalil Gibran, com seu dom de purificar e elevar a consciência humana diz que “o espírito em cada ser se manifesta pelos olhos, pelo semblante e por todos os gestos e atitudes do corpo. Nossa aparência, nossas palavras, nossas ações nunca são maiores que nós próprios. Pois a alma é nossa casa; nossos olhos, suas janelas; e nossas palavras são suas mensageiras.” [10]
 
A vida é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos e isso inclui o cumprimento do nosso dever. A visão elevada deve permanecer mais forte que os sentimentos

rotineiros:
“Viver é um ato de confiança. Confiar é saber que a vida prossegue infinitamente, e que ela avança de modo vitorioso, distribuindo dádivas e retribuindo as ações conforme o que é plantado no plano individual e no plano coletivo, nos vários níveis e aspectos da vida.” [11]
 
Precisamos perseverar no estabelecimento do pensamento, sentimento e ação corretos independente das circunstâncias externas. Deste modo passamos a viver em unidade e descobrimos que somos ao mesmo tempo seres individuais e universais, co-responsáveis pelo avanço da civilização e nos sentiremos completamente seguros num universo benigno e generoso.
 
NOTAS:
 
[1] “Meditação”, Pam e Gordon Smith, Editora Rocco, p. 10.
[2] “Meditação em Sete Itens”, Carlos Cardoso Aveline. Artigo disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
[3] “Um Por Todos e Todos Por Um”, Carlos Cardoso Aveline. Texto disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
[4] “O Despertar da Leitura”, artigo de Regina Maria Pimentel de Caux publicado em www.FilosofiaEsoterica.com .
[5] “A Informação Solidária”, Carlos Cardoso Aveline, Editora Edifurb, Blumenau, p. 8.
[6] “O Poder de Abençoar”, artigo de Carlos Cardoso Aveline disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
[7] “Preceitos e Axiomas do Oriente - 5”, H.P. Blavatsky, disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
[8] “Wen-Tzu, A Compreensão dos Mistérios”, Tradução do chinês Thomas Cleary, Tradução do inglês, Carlos Cardoso Aveline, Editora Teosófica, ver p. 78.
[9] “Carl Jung, a Ética e a Psicologia”, Erich Fromm, artigo disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
[10] “Conversas na Biblioteca”, obra de Carlos Cardoso Aveline, Editora Edifurb, Blumenau, ver p. 133.
[11] “Confiar na Vida e em Si Mesmo”, Carlos Cardoso Aveline. Artigo disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .
Novos Textos em
FilosofiaEsoterica.com

A seguir, reproduzimos o relatório mensal de www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados, válido para 10 de Agosto.
Há dois livros em francês. Em italiano, são quatro textos. O total de artigos em espanhol é de 30, e entre eles há dois livros. Em inglês, são 464 textos. Em língua portuguesa, há 736 .
O total nos cinco idiomas é de 1.236 itens. Os textos incluídos nos websites associados entre 07 de julho e 10 de Agosto de 2013 são os seguintes:
(Artigos mais recentes acima)
1. The Symmetry of Life - Carlos Cardoso Aveline
2. Guia de Estudos do Livro “O Poder” - Regina Maria Pimentel de Caux
3. A Arte de Cuidar de Alguém - Carlos Cardoso Aveline
4. The Beauty of Abstract Truth - Carlos Cardoso Aveline
5. A Photo From the 1880s - Carlos Cardoso Aveline
6. Why H. P. B. Was Not a Madame - Carlos Cardoso Aveline
7. The World Federation After the War - Alfred Tennyson
9. O Trabalho e o Amor - Khalil Gibran
10. Agora Sei Quando Começa a Velhice - Carlos Cardoso Aveline
11. Angola, Uma Terra Com Cor - Magda Loios Susano
12. The Aquarian Theosophist, July 2013
13. A Arte de Arrepender-se - Carlos Cardoso Aveline
14. Lessons Dreams Teach - The Theosophical Movement
15. Como Desenvolver a Concentração - Carlos Cardoso Aveline
16. Why to Believe in Others - Viktor Frankl
17. Self-Discipline in Daily Life - Carlos Cardoso Aveline
18. Boletim O TEOSOFISTA, Julho 2013
19. O Fado e a Teosofia no Destino de Portugal - José Manuel Anacleto
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
O Teosofista

 

Notas e Informações Sobre Teosofia e o Movimento Esotérico
Ano VII, Número 75, Agosto de 2013. O Teosofista é o boletim eletrônico mensal do website www.FilosofiaEsoterica.com . Entre em contato com os editores e faça perguntas e sugestões pelo e-mail: lutbr@terra.com.br. Facebook: FilosofiaEsoterica.com.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário