terça-feira, 20 de agosto de 2013

Para Fortalecer a Vontade

www.FilosofiaEsoterica.com

 
Textos e Fragmentos Teosóficos
Sobre  Uma  Tarefa  Fundamental
 
 
Helena P. Blavatsky e “The Theosophical Movement”
 
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
Os textos a seguir são material para uma leitura
e uma releitura feitas de  modo calmo e reflexivo.
Eles são divulgados eletronicamente, mas vale a
pena colocá-los no papel, sublinhar, e anotar. O tema não
é fácil. O estudante deve lembrar sempre que enquanto a
intenção não for pura e elevada, é melhor que ela seja fraca.
Assim, pelo menos,  a derrota e a queda serão menores.
Antes que a intenção se fortaleça, ela deve ser responsável,
constante,  e deve estar definitivamente voltada para o mundo
do altruísmo e da verdade universal.  A intenção vitoriosa é
 inseparável  da ética e da fraternidade.  
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
 
1. A Vontade e o Desejo.
 
Helena P. Blavatsky
 
A vontade é uma posse exclusiva do ser humano neste nosso plano de existência. Ela o distingue do animal, no qual só o desejo instintivo está desperto.
 
O Desejo, no seu sentido mais amplo, é a força criativa única do Universo. Neste sentido, não há diferença entre ele e a Vontade; mas nós, seres humanos, nunca conhecemos esta forma de Desejo enquanto somos apenas humanos. Portanto, a Vontade e o Desejo são considerados aqui como conceitos opostos.
 
Assim, a Vontade é fruto do que é Divino, do Deus no ser humano; o Desejo é a  força  que movimenta a vida animal.
 
A maior parte dos humanos vive no desejo e através do desejo, confundindo-o com a vontade. Mas aquele que quiser vencer deve separar a vontade do desejo, e fazer com que sua vontade predomine; porque o desejo é instável e muda o tempo todo, enquanto a vontade é firme e constante.
 
Tanto a vontade como o desejo são absolutamente criadores, e formam o ser humano e também o ambiente ao seu redor.  Mas a vontade cria de modo inteligente, e o desejo cria de modo cego e inconsciente. O homem, portanto,  faz a si mesmo à imagem dos seus desejos,  a menos que ele crie a si mesmo segundo o modelo do que é Divino, através da sua vontade, que é um produto da luz.
 
A tarefa do ser humano é dupla: despertar a vontade, para fortalecê-la pelo uso e pela vitória, torná-la capaz de governar com poder absoluto em seu corpo; e, ao mesmo tempo, purificar o desejo.
 
O conhecimento e a vontade são os instrumentos para obter esta purificação.
 
000000000000000
 
Texto publicado pela primeira vez em outubro de 1887. Traduzido de “Collected Writings”, H. P. Blavatsky, T.P.H., Adyar, India, volume X, p. 109.
 
000000000000000000000000
 
 
2. As 22 Regras Herméticas Sobre Vontade.
 
The Theosophical Movement
 
 
Queira e Tenha.
 
I     -  Na ordem da sabedoria eterna,  a vida tem como meta, com seus inúmeros testes, promover o treinamento da Vontade. Não querer e não agir é tão fatal para o homem quanto fazer o mal.  Como um deus, o homem deve trabalhar o tempo todo.
 
II    - Nas diferentes etapas da vida, é através da Vontade que a inteligência prefere mostrar-se. A Vontade é sagrada, se a percepção é justa.
 
III   -  Afirmar aquilo que é verdadeiro, e querer o que é justo, é criar. Afirmar e querer o contrário, é destruir.
 
IV   -  Quando o homem descobriu a Verdade e quer produzir Justiça,  nada pode resistir a ele.
 
V    -  Para saber se um homem é, ou tem sido feliz ou infeliz, descubra em que direção está voltada a sua vontade.
 
VI   -  Uma corrente de flores é muito mais difícil de romper do que uma corrente de aço.
 
VII  -  A vontade do homem justo é a imagem da vontade Divina, e é uma energia que fortifica a si mesma. Ela é dominante em situações emergenciais.
 
VIII -  As inteligências cuja vontade é desequilibrada são como abortos da Natureza.
 
IX -  Aceite que um  mal relativo pode ser um meio de chegar ao bem absoluto; mas não o queira, e nunca o faça.
 
X  -  Para adquirir a capacidade de sempre dominar a si mesmo, é necessário que você queira com paciência  durante um longo tempo.
 
XI -  Enfrente o leão e o leão terá medo de você. Saiba como governar a dor, e a dor se transformará em felicidade.
 
XII -  Antecipe a morte psicológica através da devoção. Isto não é negatividade, mas é a apoteose de uma vontade sublime e o prêmio da posse de uma vida eterna.
 
XIII -  Passar sua vida querendo e buscando bens perecíveis é dedicar-se à eternidade da morte.
 
XIV -  Querer o mal é escravizar-se à morte. Uma vontade perversa é o começo da auto-destruição.
 
XV -   Querer o bem com violência é tão injusto quanto querer o mal. A violência cria desordem, e a desordem é o alicerce de todo mal.
 
XVI  -  Sofrer é trabalhar. Todo sofrimento, aceitado com obediência e resignação, é um progresso conquistado.
 
XVII  -  Quanto mais a vontade supera obstáculos, tanto mais poder ela ganha. Assim, a esperança deve unir-se incessantemente à fé.
 
XVIII -  O medo é apenas a indolência da vontade. Os perigos só assustam as naturezas prematuras.
 
XIX  -  A luz é um fogo elétrico colocado pela Natureza a serviço da Vontade. A Luz ilumina aqueles que sabem como usá-la, e esmaga aqueles que abusam dela.
 
XX -  Toda vontade que se esforça contra os propósitos Divinos é reprovada pelo Julgamento eterno.
 
XXI -  Quando criamos fantasmas, produzimos vampiros; aquele que se dedica a ações erradas se torna sua vítima.
 
XXII  -  O Império do Mundo pertence ao Império da Luz, e o Império da Luz é o Trono da Vontade. Assim, até certo ponto, à medida que o homem aperfeiçoa sua Vontade, ele pode chegar a ver todas as coisas, isto é, conhecer todas as coisas dentro de um círculo de extensão indefinida. A felicidade é para ele o fruto do conhecimento simbolizado pela árvore central do Éden. Mas a Divindade não permite a colheita deste fruto a menos que o homem tenha completo domínio de si mesmo, e possa aproximar-se dele sem cobiça.
 
000000000000000
 
Traduzido da revista teosófica internacional “The Theosophical Movement”, que é publicada mensalmente por associados da Loja Unida de Teosofistas, LUT,  em Mumbai, Índia. Edição de setembro de 1981, pp. 413-414. Vários dos axiomas acima são similares aos divulgados por Eliphas Levi em seu livro “A Chave dos Grandes Mistérios”, Ed. Pensamento,  SP, pp. 211-214.
 
000000000000000000000000
 
 
3. Fragmentos de H.P.B. Sobre a Vontade
 
[Citações de Helena P. Blavatsky, selecionadas e traduzidas dos 15 volumes dos seus  “Collected Writings” (“Escritos Reunidos”). Os “Collected Writings” foram publicados pela Theosophical Publishing House da Sociedade de Adyar. Ao final de cada citação, indicamos o volume e a página.] 
 
 
* [No texto “A Great Light Under a Bushel”:] Mesmo admitindo que a vontade do ser humano não seja a causa direta de efeitos magnéticos,  ainda assim, como assinala o senhor Donato, o célebre magnetizador de Paris, a vontade “influencia e dirige muitas forças misteriosas na natureza, das quais a ciência desconhece até a existência”. (Vol.  II, p. 282.)
 
* [No texto “Zoroastrianism and Occult Philosophy”, H.P.B. comenta o pensamento do teosofista Henry Olcott:] O coronel Olcott nunca foi um ateu “que nós saibamos”, mas um budista esotérico, que rejeita a idéia de um Deus pessoal.  A oração autêntica – isto é,  o exercício da nossa  intensa vontade sobre os eventos (normalmente provocados pelo acaso cego), com a meta de determinar a sua  direção, tampouco foi jamais algo rejeitado por ele. Até mesmo as orações tal como são normalmente entendidas, não são “rejeitadas” por ele, mas simplesmente consideradas inúteis, quando não são absurdas e ridículas, como no caso de orações para parar ou para provocar chuvas, etc. Ao usar a  palavra “oração” ele quer dizer – VONTADE, o desejo ou comando expresso magneticamente de que tal e  tal coisa benéfica para nós ou para outros venha a ocorrer.  ( Vol. IV, pp., 519-520.)
 
* [No texto “Simon and his Biographer Hippollytus”:] A oração e a contemplação, combinados ao ascetismo, são os melhores instrumentos de disciplina para tornar-se um Teurgista, quando não há uma iniciação regular. Porque a intensa oração pela realização de algum objetivo é apenas uma intensavontade e um intenso desejo, o que resulta em Magia inconsciente. ( Vol. XIV, pp. 116.)
 
* [No texto “Questions Answered About Yoga-Vidya”:]  Será que o nosso amigo supõe que algum Adepto chegou alguma vez a esta condição sem vencer todos os obstáculos interiores pela pura força da VONTADE e pela FORÇA DA ALMA? Um tal adeptado seria uma mera farsa. “Um Adepto não é feito, mas faz a si mesmo”, era o lema dos antigos rosacruzes.  (Vol. III, p. 28.) 
 
* [No texto “Why Do Animals Suffer?”:]  O AMOR, quando é autenticamente altruísta e está  unificado com a VONTADE, é um “poder” em si mesmo. ( Vol. IX, p. 286.) 
 
* [No texto “Rules For the Residents of the London Headquarters”, ou “Regras Para os Residentes na Sede de Londres”, onde H.P.B. morava em 1890:]  A regularidade na vida consiste de regularidade na fala e na ação, e estes não podem existir separados da regularidade no pensamento e no sentimento. Em Teosofia Prática, portanto, é necessário que estas cinco condições coexistam,  isto é: PENSAMENTO CORRETO, SENTIMENTO CORRETO, PALAVRA CORRETA, AÇÃO CORRETA, VIDA CORRETA.  ( Vol. XII, p. 213.)
 
 

0000000000000000000000000
 
Visite sempre www.FilosofiaEsoterica.com , www.TeosofiaOriginal.com , www.VislumbresdaOutraMargem.com e www.Amigosdateosofia.com .
 
0000000000000000000000000000000000000
 
Para ter acesso a um estudo diário de teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.  
 
00000000000000000000000000000000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário