quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quem Foi Robert Crosbie

Notas Sobre o Fundador da Loja Unida, LUT
O Teosofista
Robert Crosbie (1849-1919)
00000000000000000000000000000000000
O texto a seguir é reproduzido
da edição de abril de 2010 do boletim
eletrônico “O Teosofista”, que é publicado
000000000000000000000000000000000000000000

Ao liderar a fundação da Loja Unida de Teosofistas, em 1909, Robert Crosbie tomou uma iniciativa histórica que não só possibilitaria a valorização da literatura teosófica original, mas garantiu a preservação do ponto de vista, da metodologia e do clima de trabalho dos primeiros anos do movimento esotérico moderno.
 
O pai e a mãe de Crosbie eram escoceses. Eles se conheceram no Canadá. Robert Crosbie nasceu a 10 de janeiro de 1849 em Montreal, e foi criado como presbiteriano.
 
Aos 16 anos, foi convidado a abraçar a fé. Ele considerou a experiência “inadequada” e desde então adotou uma atitude de constante questionamento diante dos objetivos da vida, do sofrimento, da doença, da morte, da compaixão, da justiça e do destino. Robert percebeu que as religiões ao seu redor não davam respostas satisfatórias a estas questões. Estava decidido a encontrar “a Verdade, que deve ser conhecimento”. [1]
 
Em 1869, aos vinte anos, Crosbie era sócio de uma pequena manufatura de calçados, e casou-se. Nesta época, devido à morte de uma pessoa amiga, Crosbie interessou-se por espiritismo, hipnotismo, mesmerismo e telepatia. Não muito tempo depois, ele e seu sócio venderam sua pequena manufatura de calçados em Montreal, Canadá, e estabeleceram uma empresa em Boston, nos Estados Unidos.
 
Em 1888, Crosbie ingressou no movimento teosófico em Boston.[2] Pouco depois, ele conheceu William Judge. Nos anos seguintes, Crosbie passou a ser um dos colaboradores mais próximos de Judge, coordenando estudos esotéricos em sete estados da região da Nova Inglaterra. Crosbie divorciou-se em torno de 1892.
 
Em 1894-95, Annie Besant e Henry Olcott provocaram a primeira divisão formal do movimento teosófico, ao fazer acusações contra William Judge. Crosbie, como quase toda a seção norte-americana, apoiou Judge e a teosofia original de H. P .B., que Judge defendia. Quando Judge morreu, em março de 1896, iniciou-se uma fase de transição. Devido a circunstâncias não bem esclarecidas, esta etapa levou ao surgimento de Katherine Tingley como a pessoa que liderava o setor do movimento leal a H. P .B. O movimento teosófico vivia a dura adequação aos novos tempos, posteriores a Helena Blavatsky, e as crises eram constantes.
 
Em 1900, Crosbie casou-se com sua segunda esposa, Josephine Parsons, na cidade de Manchester. O casal teve dois filhos. Em 1904, ele abandonou a Sociedade Teosófica liderada por Katherine Tingley, cuja sede ficava em Point Loma. A sra. Tingley havia deixado de lado a proposta original do movimento teosófico.
 
 
Em 1907, Crosbie reuniu alguns teosofistas para estudar a teosofia original. A meta do pequeno grupo era estudar livros de Judge e de HPB de acordo com as linhas de ação propostas pelos verdadeiros fundadores do movimento.
 
Em 18 de fevereiro de 1909, foi fundada a Loja Unida de Teosofistas, que manteria no futuro um caráter “semi-esotérico”. Daí a prioridade dada pela LUT ao caráter impessoal do trabalho. Suas revistas publicam, normalmente, artigos anônimos. Em 1912, Crosbie e seus colaboradores fundaram a revista mensal “Theosophy”, cuja meta era manter em circulação e tornar conhecidos os textos e artigos de H.P. B. e Judge, veiculando ao mesmo tempo novos artigos e trazendo a teosofia para a vida cotidiana. Assim, a L.U.T. fazia um contraponto em relação ao culto à personalidade dos líderes, que tomava conta da Sociedade de Adyar. A LUT surgia pouco a pouco como um espaço em que as personalidades deviam ser esquecidas, para que se pensasse no ensinamento.
 
Robert Crosbie morreu em 25 de junho de 1919, dez anos depois de fundar a Loja Unida de Teosofistas.
 
Em 1922, o indiano B. P. Wadia, um jovem líder de expressão internacional da Sociedade de Adyar, abandonou o movimento de Annie Besant e aderiu à LUT, transformando a Loja Unida em um movimento de expressão internacional mais significativa. Em 2010 - cento e um anos depois da sua fundação - a LUT está presente em 15 países.
 
O Pensamento de Crosbie
 
 
Robert Crosbie deu uma visão de longo prazo e um método estável aos setores do movimento teosófico que buscam trilhar o caminho da auto-transformação ensinada por Helena Blavatsky. Erguendo o olhar, olhando longe, ele encontrou motivos para ser otimista:
 
“Quando adotamos a atitude mental correta - e é nisso que consiste o discipulado - não há uma só qualidade em nós, uma só força, um só atributo, de que não seja feito o melhor uso, e o mais elevado.” [2]
 
Buscar coisas no mundo externo é uma ilusão. A fonte da felicidade é interior, e isso não deve ser esquecido, conforme Crosbie escreveu:
 
“Lembremos de que ‘a nossa verdadeira natureza’ não está distante. Ela está bem dentro de nós - dentro dos nossos corações.” [3]
 
Alguns pensam que o ser humano tem uma vocação para a infelicidade. O fundador da LUT invertia esta equação, colocando-a nos termos da teosofia original, que coincide com a Raja Ioga e a Jnana Ioga:
 
“Devemos renunciar à ideia de que somos criaturas pobres, fracas e míseras, que não podem fazer nada por si mesmas. Enquanto nos apegarmos a esta visão não poderemos fazer coisa alguma. Devemos adotar aquela outra ideia - de que nós somos Espírito, de que somos imortais. E quando chegarmos a compreender o que isso significa, o poder desta ideia fluirá diretamente em nós e através de nós, irrestritamente e em todas as direções, limitada apenas pelos instrumentos cujas imperfeições foram causadas por nós próprios.” [4]
 
Um livro publicado após a morte de Crosbie reúne suas cartas e seus artigos. Trata-se de “The Friendly Philosopher”, Theosophy Co., Los Angeles; primeira edição, 1934, terceira edição, 2008, 416 pp. Porém, grande parte do que Crosbie escreveu está publicado anonimamente. Diversos artigos seus podem ser encontrados na seção “Robert Crosbie” do website www.FilosofiaEsoterica.com .
 
NOTAS:
 
[1] “Brief Notes on Mr. Robert Crosbie's Life and Work”, texto do teosofista norte-americano Dallas Tenbroeck, associado da LUT. O texto foi escrito em janeiro de 2003 e ainda não publicado em papel. É o principal texto que existe sobre o fundador da LUT, e dele selecionamos a seguir alguns pontos básicos.
 
[2] “A Book of Quotations From Robert Crosbie”, Theosophy Co., Mumbai, India, 108 pp., ver p. 37.
 
[3] A Book of Quotations From Robert Crosbie”, obra citada, ver p. 36.
 
[4] “A Book of Quotations From Robert Crosbie”, obra citada, p. 23.
 

0000000000000000
 
Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .
 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
 
000000000000000000000000000000000000000000000000000

 
 
Texto originalmente publicado em www.FilosofiaEsoetrica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário