terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Namu Amida Butsu


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Meditação Teosófica Mostra Que
O Eu Superior é Impessoal e Universal
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Carlos Cardoso Aveline
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Uma versão inicial do texto a seguir foi
publicada, sem indicação de autor, na edição de
junho de 2011 do boletim eletrônico “O Teosofista”.
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O estudo teosófico é, de certo modo, teúrgico. Ele evoca, pelo critério da afinidade, níveis superiores de consciência. Ele produz gradualmente um contato não-verbal, mas consciente, do indivíduo com o mundo divino.
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Para os estudantes de filosofia esotérica, investigar a relação entre o indivíduo e a consciência universal é uma atividade prioritária. O assunto é um tema central na obra “A Doutrina Secreta”, de Helena Blavatsky, e também está presente em diversas áreas da literatura científica, filosófica e religiosa de todos os tempos.
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A Astrologia traz evidências - trocadas em miúdo - sobre a ligação diária entre o universo todo, sempre em movimento, e cada ser humano específico. O hinduísmo e o taoísmo filosóficos oferecem pontes para a consciência individual do infinito. O budismo da Terra Pura, um dos mais populares no Japão, promove a recitação do famoso mantra “Namu Amida Butsu”, uma de cujas traduções possíveis é “Eu me refugio na vida eterna e na luz infinita”, ou, alternativamente, “Eu me refugio na luz eterna e na vida infinita.” Outras formas de budismo autêntico trilham o mesmo caminho. Diversas culturas asiáticas trabalham intensamente o contato consciente, impessoal, anônimo, silencioso - sem mediação de palavras ou imagens - de cada ser humano com o infinito.
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Qual é a importância real deste fato? E como podemos compreendê-lo vivencialmente? Estas duas questões devem ser examinadas.
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A percepção da vida eterna e da luz infinita é uma função do eu superior. A ideia constitui um dos elementos decisivos no “Diagrama de Meditação” de H. P. Blavatsky, que recomenda:
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“Primeiro, conceba a UNIDADE através da Expansão no Espaço, e da Infinitude no Tempo. (Seja com ou sem auto-identificação.)” [1]
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No mantra budista da Terra Pura, isso é feito com auto-identificação: a pessoa busca um auto-refúgio na luz e na vida eternas, infinitas. Também é possível contemplar a mesma ideia sem auto-identificação, e neste caso não entra a noção de “eu”.
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A simples ideia de refugiar-nos no Eterno e no Ilimitado purifica e amplia nossos horizontes, inclusive subconscientemente. As preocupações pequenas do eu inferior perdem sua aparente importância. O cosmo sem fronteiras tem relação com Atma, o eu superior. O verdadeiro eu é impessoal, e universal.
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Para a teosofia clássica, a contemplação autêntica deve ser feita ao longo das 24 horas do dia, sem prejuízo das atividades cotidianas. “Namu Amida Butsu” pode e deve ser praticado a qualquer hora do dia. Estudantes de teosofia que praticam esse mantra japonês dizem que vale a pena combinar o mantra em si com o seu significado em nosso idioma. Eles refletem lenta e meditativamente - uma e outra vez - sobre estas palavras:
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“Namu Amida Butsu: eu me refugio na luz eterna e na vida infinita”.
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A ideia do refúgio na vida (ou tempo) e no espaço ilimitados constitui uma chave-mestra para a compreensão vivenciada da filosofia esotérica original. [2]
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O mantra pode ser dito mentalmente, isto é, sem som físico, aceitando-se, além disso, o silêncio mental - a suspensão do pensamento - quando ele ocorrer.
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Embora a velocidade varie conforme as circunstâncias, a lentidão é um fator positivo.
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NOTAS:
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[1] O texto “Diagrama de Meditação”, de Helena Blavatsky, pode ser encontrado através da Lista de Textos por Ordem Alfabética, ou pela Lista de Textos por Autor, no website www.FilosofiaEsoterica.com.
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[2] Para estudar mais a respeito da relação entre cada indivíduo e o universo, o leitor dispõe também, entre outros, dos textos “A Tábua de Esmeralda”, de Carlos Cardoso Aveline; e “A Contemplação”, de Damodar Mavalankar. Eles podem ser encontrados através da Lista de Textos por Ordem Alfabética ou da Lista de Textos por Autor, em www.FilosofiaEsoterica.com .
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Sobre a proposta original do movimento teosófico, que envolve o despertar da humanidade para a lei da fraternidade universal, veja o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, de Carlos Cardoso Aveline.
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A obra tem 255 páginas e foi publicada em outubro de 2013 por “The Aquarian Theosophist”. O volume pode ser comprado através de Amazon Books.
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Para ter acesso a um estudo diário da filosofia esotérica original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
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A reprodução de Namu Amida Butsu é livre, uma vez que seja feita na íntegra -
incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
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Publicado originalmente em www.FilosofiaEsoterica.com ,
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