sábado, 28 de dezembro de 2013

O TOLO E O SÁBIO

Foto: O TOLO E O SÁBIO   A tolice consiste em produzir sofrimento desnecessário para nós próprios ou para outrem (veja a imagem).  A satisfação pessoal durável não depende de ter nossos desejos atendidos. Ela surge da sabedoria que nos permite evitar os desejos cujo resultado é sofrimento.    O tolo exige que a vida lhe satisfaça as vontades. O sábio nada deseja no plano pessoal, e assim alcança a plenitude. Cada cidadão tem dentro de si mesmo um tolo e um sábio, e pode decidir se o tolo deve mandar no sábio ou aprender com ele.   O tolo e o sábio dentro de nós não são sempre fáceis de identificar, e a dificuldade ocorre porque o tolo se disfarça de sábio, e o sábio fala com a humildade de um tolo.     A auto-observação permite desenvolver o discernimento.  A experiência acumulada da alma nos leva à serenidade, e a vontade de buscar o mais elevado nos ensina a voar na direção da luz.   (Carlos Cardoso Aveline)


A tolice consiste em produzir sofrimento desnecessário para nós próprios ou para outrem (veja a imagem).

A satisfação pessoal durável não depende de ter nossos desejos atendidos. Ela surge da sabedoria que nos permite evitar os desejos cujo resultado é sofrimento. 

O tolo exige que a vida lhe satisfaça as vontades. O sábio nada deseja no plano pessoal, e assim alcança a plenitude. Cada cidadão tem dentro de si mesmo um tolo e um sábio, e pode decidir se o tolo deve mandar no sábio ou aprender com ele. 

O tolo e o sábio dentro de nós não são sempre fáceis de identificar, e a dificuldade ocorre porque o tolo se disfarça de sábio, e o sábio fala com a humildade de um tolo. 

A auto-observação permite desenvolver o discernimento. A experiência acumulada da alma nos leva à serenidade, e a vontade de buscar o mais elevado nos ensina a voar na direção da luz. 

(Carlos Cardoso Aveline)

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline
.
(Os Editores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário