terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O Presépio na Alma de Cada Um

www.FilosofiaEsoterica.com


A Essência do Natal Não Pode
Ser Encontrada no Mundo Externo
.
Carlos Cardoso Aveline
.
 


A celebração do amor universal é feita imediatamente antes de virarmos a página de mais um ano no Livro da Vida.

Para a filosofia esotérica, no entanto, o verdadeiro presépio ocorre no coração humano. Nele nasce o nosso melhor e mais elevado “eu”. A experiência é iniciatória: cada elemento do presépio externo pode ser reconhecido como um símbolo do Caminho.

As condições do inverno do Hemisfério Norte correspondem ao processo de provações e testes que antecede à iniciação.

As ovelhas representam a suavidade de alma necessária para transcender as dificuldades externas.

O burro significa humildade e serviço altruísta, que compensam e reduzem alguns dos sofrimentos da vida. Uma cabra é um símbolo da persistência necessária para subir até a altura do espírito imortal.

As fracas chamas acesas ao redor do recém-nascido são as luzes búdicas da alma espiritual, sempre precárias no meio da noite do materialismo e da ignorância. Os pais da criança, e as outras crianças, representam a humanidade. O galo anunciará o novo dia. Uma vaca, frequentemente presente na cena, representa a Vida como um todo e por isso ela é sagrada na Índia. Uma estrela no céu, brilhando sobre o presépio, representa Atma e a Lei Universal. A cena inteira constitui um estudo sobre a comunhão, ou unidade na diversidade. Este é um dos temas centrais das grandes iniciações.

A cada ano, nascemos durante o Natal para começar a viver no Ano Novo. Ao longo deste ciclo e de outros, aprendemos a existir em unidade consciente com a nossa invisível Estrela no céu.

000000

.
Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter .
.
 
.
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
000
.
A reprodução de O Presépio na Alma de Cada Um é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
..
Publicado originalmente em www.FilosofiaEsoterica.com ,
..
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1788#.UrnovtJDvFh

00000000000
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário