domingo, 8 de dezembro de 2013

Para Florescer

Caros Amigos, 

Publicamos há pouco no Facebook a mensagem abaixo.

(Os Editores)

000

WEN-TZU:

ACUMULANDO VONTADE E VIRTUDE, PARA FLORESCER


Foto: WEN-TZU: ACUMULANDO VONTADE E VIRTUDE, PARA FLORESCER  Wen-tzu disse:  A virtude do Caminho corrige o que foi feito erradamente, traz ordem ao caos, transforma a decadência e a corrupção em simplicidade e pureza.   Quando a virtude renasce, o mundo fica em paz. O elemento essencial está no líder, que é o guia do povo. Os que estão acima são modelos para os que estão abaixo. Aquilo de que os de cima gostam, os de baixo vão preferir. Se os de cima têm a virtude do Caminho, os de baixo serão humanos e justos. Quando os de baixo são humanos e justos, não há sociedades decadentes e caóticas. Acumular virtude resulta em realeza, acumular ressentimentos resulta em destruição. Uma acumulação de rochas faz uma montanha, uma acumulação de água faz um mar. Nada pode ser feito sem acumulação.   O céu é generoso com aqueles que acumulam a virtude do Caminho; a terra os ajuda, fantasmas e espíritos os auxiliam, aves fênix voam por seus jardins, unicórnios passeiam por seus campos e dragões se alojam em seus lagos.  Portanto, dirigir a terra por meio do Caminho é uma bênção para a terra; presidir a terra sem o Caminho é prejudicial para ela. Se um indivíduo se transforma em inimigo de toda a terra e no entanto pretende continuar indefinidamente, seu desejo será impossível de alcançar.  É por isso que os bons reis floresceram e os maus reis morreram.  000  O texto acima foi reproduzido da obra


Wen-tzu disse:

A virtude do Caminho corrige o que foi feito erradamente, traz ordem ao caos, transforma a decadência e a corrupção em simplicidade e pureza. 

Quando a virtude renasce, o mundo fica em paz. O elemento essencial está no líder, que é o guia do povo. Os que estão acima são modelos para os que estão abaixo. Aquilo de que os de cima gostam, os de baixo vão preferir. Se os de cima têm a virtude do Caminho, os de baixo serão humanos e justos. Quando os de baixo são humanos e justos, não há sociedades decadentes e caóticas.

Acumular virtude resulta em realeza, acumular ressentimentos resulta em destruição. Uma acumulação de rochas faz uma montanha, uma acumulação de água faz um mar. Nada pode ser feito sem acumulação. 

O céu é generoso com aqueles que acumulam a virtude do Caminho; a terra os ajuda, fantasmas e espíritos os auxiliam, aves fênix voam por seus jardins, unicórnios passeiam por seus campos e dragões se alojam em seus lagos.

Portanto, dirigir a terra por meio do Caminho é uma bênção para a terra; presidir a terra sem o Caminho é prejudicial para ela. Se um indivíduo se transforma em inimigo de toda a terra e no entanto pretende continuar indefinidamente, seu desejo será impossível de alcançar.

É por isso que os bons reis floresceram e os maus reis morreram.

000

O texto acima foi reproduzido da obra "Wen-tzu - a compreensão dos mistérios", Ensinamentos de Lao-Tzu, tradução do chinês, Thomas Cleary; tradução do inglês, Carlos Cardoso Aveline; Ed. Teosófica, Brasília, capítulo 91, pp. 95-96.

00000000000


Nenhum comentário:

Postar um comentário